Casamento Homoafetivo: Como Definir a Decoração do Casamento?

Olá noivinhos e noivinhas coloridos do meu Brasil, tudo bom com vocês? Hoje iremos compartilhar um ponto muito importante dentro do planejamento do grande dia, que é o projeto de decoração!

Você sabia que a primeira reunião com os noivos, para  definir a decoração, pode levar até 4 horas? Isso mesmo! Trata-se de um processo intenso e demorado, que exige muita paciência e atenção de todos os envolvidos no processo de criação!

Créditos: Renata Paraíso

As principais dúvidas que assombram os casais que buscam uma decoração perfeita são:

  • Qual estilo está em alta?
  • Quanto tempo de antecedência precisa para escolher cada detalhe?
  • Qual decoração mais combina com o Casal?
  • ₢omo acomodar todos os convidados?
  • Qual local escolher, combinação de cores…

Sejamos francos, é muita coisa para os noivos decidirem, por isso, ter um profissional neste momento, é algo de extrema importância, pode ter certeza!

Créditos: Elaine Resende Decoração

Bem, levando em conta de que são muitos pontos a serem analisados, é importante que os temas sejam separados por partes e resolvidos um a um, de forma organizada e eficiente. Vamos começar pela:

Lista de convidados

Após terminar a lista, você saberá exatamente quantos convidados a sua festa terá. Todas as decisões poderão ser tomadas partindo desse ponto.

Em relação a lista de convidados, aconselhamos aos noivos, que criem uma lista A e uma B. Na lista A, estarão presentes familiares e pessoas de extrema importância, que não poderão faltar de forma alguma ao casamento. Na lista B, entrarão pessoas queridas, mas que podem faltar no seu grande dia. Quando receberem o orçamento final, dividam o valor pelo número de convidados e assim saberão quanto cada convidado custa no seu orçamento. Essa dica é lacradora, para quem está em dúvida sobre a difícil decisão de quem convidar!

Local da recepção

Sabendo a quantidade de convidados, você consegue escolher o local para a recepção. Se precisará de um espaço para 50 ou 500 convidados. Ainda no item “local” vale lembrar que existem locais que oferecem já o mobiliário, neste caso os noivos podem optar em usar o mobiliário do local ou contratar de fora. Ver se o local é aberto ou fechado, se aberto… precisará de tendas ou toldos caso chova.

Casa Amarelo – Santa Tereza Hotel Boutique

Horário

A recepção será manhã, tarde ou noite? O que isso importa? Para cada horário precisará de uma estrutura. Casamentos na parte da manhã/tarde, não precisará de iluminação, mas se for tarde/noite será indispensável este detalhe para o local. Entre outros detalhes também como vento, possível cobertura estilo tenda ou toldo.

Casamento diurno – Menos investimento em iluminação
Casamento noturno – Mais investimento em iluminação

Estilo do local

Quando o casal encontra o local da cerimônia e recepção, é fundamental que tenha a companhia de uma profissional em decoração para que juntos possam descobrir qual estilo de combina com o espaço. Imagine se o local escolhido foi um campo, algo mais rustico e romântico… terá uma proposta mais próxima ao local, e assim também quando a escolha for por um salão clássico… a decoração precisa seguir o mesmo contexto.

Obs.: Vale lembrar que pode também acontecer o contrário, o casal ter um estilo de decoração em mente e  a Decoradora busca locais para atender aquele estilo de decoração e recepção já desejado pelos noivos.

Estilos e Referências

Quando estivermos neste passo, acho hiper válido uma reunião mais focada em estilo e desejos. Gosto muito quando os noivos levam suas referências e desejos para tracejar o caminho do projeto. O que está na cabeça e no coração dos noivos precisa ser passado para o profissional de decoração. Sendo em forma de desenhos, fotos da internet e até mesmo recortes de revistas.

Créditos: Elaine Resende Decoração

Antes de terminar o post, gostaríamos de dizer que o principal é seguir o que o seu coração manda, não se influenciando pelo que o mercado dita como certo ou errado. Nossa função é sempre auxiliar vocês noivos, que estão em busca de dicas e inspirações. Lembre-se que o casamento é de vocês, e deve ser feito para vocês!

Gostou da postagem? O que você gostaria que falássemos aqui no blog? Nós queremos ouvir a voz de vocês. Manda um e-mail pra gente ou preenche o formulário de contato aqui no blog com dicas de pauta.

Não esquece curtir e compartilhar com seus amigos.

Tudo de bom e até o próximo post!

Acesse o nosso site e conheça o nosso serviço de assessoria em casamentos

Empreendedor, Digital Influencer, Sommelier e Organizador de Casamentos Homoafetivos. Apaixonado por escrever sobre histórias de amor com muita poesia e por conteúdo do universo LGBTI, e por assuntos relacionados a moda, gastronomia e cultura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *